Olá! Antes de mais, espero que estejam a passar uma boa sexta feira! Vou então apresentar-vos o livro Veronika Decide Morrer, de Paulo Coelho.
Não poderia concordar mais com esta crítica! É um livro que nos faz refletir acerca do sentido da vida. Nesta história, Veronika, a personagem principal, decide suicidar-se. É assim que o livro começa; Veronika põe sobre a mesa todas as formas de suicídio e decide que o fará com a toma excessiva de comprimidos - pois é, de acordo com a sua opinião, a forma que tem de não provocar dor ou ferimentos no corpo.
Tal como ela diz, é uma jovem que tem tudo: família, namorados (quando assim o deseja), trabalho, beleza e juventude - tem cerca de 20 anos. Aparentemente, tem tudo para alcançar uma vida "normal", mas aquele sentimento de vazio e de depressão sempre a acompanhou e decide pôr um termo à sua vida.
No entanto é uma tentativa falhada que trás consequências graves: será que recuperará do mal que fez ao seu corpo?...
Veronika é internada e durante a sua estadia no sanatório, as suas ideias acerca da vida começam a modificar-se. Conhece um novo amor - um jovem esquizofrénico com uma história de vida complicada; faz uma boa amiga que lhe dá conselhos; e recomeça a tocar piano - coisa que anteriormente, na sua adolescência, tinha sido desencorajada a fazer pela mãe, por esta considerar que não tinha saída profissional.
Será que o seu encontro com o amor, a amizade e com a música, lhe darão uma nova perspectiva da vida? Afinal, será que pode fazer tudo o que gosta livremente? Ou será que o seu desejo de suicídio persiste?
O próximo excerto explicita o porquê da sua decisão:
"Quando conseguiu quase tudo o que desejava na vida, chegou à conclusão que a sua existência não tinha sentido, porque todos os dias eram iguais. E decidira morrer."
Adorei ler o livro e descobri novas coisas acerca do seu autor, Paulo Coelho. Quando ele era mais novo, sempre teve o desejo de se tornar artista - escritor - e sempre teve um comportamento não aceitável para com os seus pais... Estes decidiram interná-lo por isso, e este sempre teve o desejo de escrever pelo que passou. Hoje em dia perdoou-os pelos seus atos e sempre teve receio de escrever algo que os magoasse. Decidiu então escrever na pele de Veronika, uma história verídica que, se a lerem, irão descobrir o que a personagem decide: o suicídio, ou a vida?
Sem comentários:
Enviar um comentário